Acne
A acne é uma das principais queixas no consultório de dermatologia. E tem cura!
Existem diversas formas de acne, desde aquela que surge no bebê, no pré-adolescente, no adolescente e na mulher adulta, etc. O que todas elas tem em comum é que a acne é uma doença que afeta a glândula de gordura e o pelo, chamados em conjunto de unidade pilo-sebácea. A acne do adolescente tem clara influência genética e hormonal. Geralmente inicia mais cedo nas meninas (entre 12-14 anos) e são mais persistentes. Já nos meninos iniciam mais tarde (entre os 14 e 16 anos) e costumam ser mais graves.
Alguns fatores estão envolvidos na origem da acne. Ocorre aumento da produção de gordura pelas glândulas sebáceas devido as influências hormonais típicas da adolescência. Há também obstrução dos folículos sebáceos devido ao acúmulo de células (que são os cravos). Esta obstrução da saída da glândula, associada ao aumento da produção de óleo, favorece a proliferação de bactérias, especialmente a P.acnes, gerando uma resposta inflamatória responsável pela formação da “espinha”.
Esta lesão pode regredir espontaneamente ou produzir o comprometimento de outras glândulas, aumentando a resposta inflamatória, levando a formação de nódulos e cicatrizes. Em raras situações ocorre algum distúrbio hormonal responsável pelo surgimento da acne. Na maioria dos casos apenas a história e o exame clínico serão suficiente para realizar o diagnóstico correto. Casos persistentes, acompanhados de alterações menstruais, oleosidade excessiva ou queda dos cabelos, podem alertar para alguma alteração hormonal concomitante. Existem também casos acne devido ao uso de
alguns medicamentos, principalmente, anticoncepcionais, lítio, corticoesteróides e vitamina B12 entre outros. Não devemos espremer as lesões inflamatórias, embora em alguns casos a remoção mecânica dos cravos é indicada. Uma boa higiene com um sabonete adequado ao tipo de pele, associada a medicamentos tópicos, controlam a maioria dos casos. Casos mais resistentes ou mais graves necessitam de tratamento via oral e hoje dispomos de Isotretinoína via oral, capaz de curar os diversos tipos de acne. O papel da alimentação na acne ainda é contraditório e, certamente, nenhuma dieta conseguirá
curar o problema. Porém, alguns alimentos aumentam a inflamação do organismo e podem piorar o quadro, como alimentos de alto índice glicêmico (açúcar, farinha de trigo) e ricos em gordura saturada (leite integral e derivados, chocolate, frituras, etc). É muito importante iniciar o tratamento logo que surjam as primeiras lesões e manter o acompanhamento médico durante todo período da doença. O tratamento precoce evita complicações, principalmente a formação de cicatrizes, cujo tratamento é bastante complexo. Se você que saber mais sobre acne, envie um e-mail ou marque uma consulta.